Pontos Turísticos de Armação dos Búzios

Apa do Pau-Brasil

APA do Pau Brasil abrange uma área de 9.940 hectares, compreendendo suas partes continental, insular e marítima. Insere-se na Região dos Lagos, estado do Rio de Janeiro, em território localizado entre a Praia dos Tucuns, em Búzios, e o Canal do Itajuru, em Cabo Frio. Esta área vem sendo alvo de constantes intervenções antrópicas, devido ao crescimento imobiliário, ao turismo predatório, à favelização e a implantação de quiosques.

A proteção da Serra das Emerências, das Dunas do Peró e das ilhas é fundamental para a preservação de consideráveis remanescentes florestais de Mata Atlântica. A proteção da parte marinha, incluindo o fundo, a lâmina d’água e a superfície é importante para a manutenção dos estoques pesqueiros e da biota marinha não utilizada pelos homens.

O Plano Diretor é o instrumento pelo qual se pretende planejar as atividades voltadas para a consolidação da APA e instituir os instrumentos técnicos, as diretrizes e as recomendações para a gestão da unidade de conservação. Sua elaboração deverá ser de forma participativa, envolvendo todos os atores sociais locais e governamentais.

O Viva Rio é responsável pela coordenação geral do projeto, para o qual foram contratadas a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (CEFEN), que dará seu aval técnico aos produtos, e a Ambiental Engenharia e Consultoria, que irá desenvolver o Plano Diretor.

Veja o site: APA do Pau-Brasil


Desenvolvido por Alex Corrêa